sexta-feira, 20 de abril de 2012

ANALISE SOCIOLOGICA DE FILME: O QUATRILHO

Trabalho executado após a exibição do filme O Quatrilho (Dir. Fábio Barreto; Paramount/Dreamworks. Brasil, 1995, 92 min.), como parte integrante do conteúdo de Sociologia do 2ª Série do Ensino Médio referente a presença do estrangeiro (imigrante), a partir dos estudos do sociólogo alemão Georg Simmel.

1) Como são os personagens Angelo e Teresa, Massimo e Pierina?
Angelo era marido de Teresa, ela era um homem que trabalhava muito e estava sempre cansado e por isso não dava atenção, amor e carinho para sua mulher, fazendo que com isso ela fugisse com seu primo Massimo, abandonando-o e levando com si sua filha.

Teresa é mulher que acreditava que o casamento pode ser algo bom e cheio de amor e que também vai ser feliz ao lado de seu marido, mais se decepciona ao perceber que seu marido trabalha de mais e não te da atenção, então acaba fugindo com Massimo que é quem lhe dá amor e atenção.

Massimo era marido de Pierina, trabalhava como carpinteiro e fazia belos moveis de madeira, apesar de dar de tudo a sua mulher, não dava valor, e estava sempre dando em cima de Teresa a mulher de seu primo, que acaba se apaixonando por ele, então ele abandona Pierina e seu filho e foge com Teresa. Antes de vir para América Massimo morou na Itália, Porto Alegre e Buenos Aires, ao se casar com Pierina, ele constroi uma das casas mais lindas já vista naquela época, no terreno do pai de Pierina.

Pierina era uma mulher muito trabalhadora, portanto não dizia aquilo que sentia, era uma mulher simples e amarga, mas morava em uma bela casa. Pierina sentia muita inveja da beleza de Teresa, mas não tratava Teresa mal. Ao descobrir que seu marido Massimo havia fugido com Teresa, ela fica simplesmente calma, age normalmente e nem demonstra preocupação, e usa todas as suas forças para ajudar Angelo.


2) O que é ter cintura?
Ter cintura é uma expressão usada para se dizer que é preciso "segurar as pontas", suportar a realidade e aguentar firme diante da situação que se passa.


3) Qual a ideia dos homens sobre as mulheres (expressada pelo tio)?
O tio acha que os homens têm que ter autoridade sobre as mulheres.


4) Qual a ideia das mulheres sobre os homens (expressada pela tia)?
Tia Gema diz que as mulheres não devem fazer tudo o que os homens querem, nem suprir seus desejos e vontades na cama, diz também que homem tem que se tratar na "mão" e quando o homem falar a mulher deve ter sempre uma resposta na ponta da língua.


5) Como foi a chegada das famílias a colônia?
Ao chegarem de charrete a colônia se depararam com muita chuva, mas foram bem recebidos, seus negócios cresceram e houve lucro, logo fizeram amizades, pois ali iriam comprar novas terras.


6) Qual visão sobre o casamento para:
a) Padre. O padre relata que fica triste todas as vezes que faz um casamento, pois sabe que aquele brilho que está no olhar dos noivos, vai durar pouco e logo os problemas surgiram.

b) Anarquista. O anarquista acha que o casamento é um sacramento.

c) Tia Gema. Tia Gema fala que todas as mulheres que vão se casar pensam que tudo é perfeito, mas depois que se casam se decepciona pois viram mãe, dona de casa e ainda tem que se submeter a ter relações com seus maridos.

d) Teresa. Teresa sabe que o amor existe e que não é pecado, pois o amor foi feito por Deus, ela acha que o casamento é tudo lindo e perfeito, mais se decepciona depois de casar, pois vê que nem tudo é fácil.


7) O que pensam os brasileiros sobre os italianos?
Os brasileiros pensam que os italianos viriam para o Brasil para conseguir emprego.


8) O que pensam os imigrantes sobre os brasileiros?
Os imigrantes pensam que vindo para o Brasil, os brasileiros dariam emprego para eles.


9) Como se da a relação com a Igreja local.
a) 1º contato: Boas vindas, eles são bem recebidos.

b) 2º contato: Eles não podem mais fazer parte da Igreja.

c) 3º contato: Houve briga pelo caso de Massimo e Teresa terem fugido.


10) O que é capitalismo?
É quando tudo gira em torno do dinheiro.


Contribuição da aluna: Alice Vitória Comittre, 01, 2ºA (E.E. Dr. Jorge Coury)

Nenhum comentário:

Postar um comentário