EE Sud Mennucci
Amanda Mariano, 03, 1ª A.
O CLUBE DO IMPERADOR
a Moral e a Ética
Filosofia
Piracicaba – SP
Abril/2018
INTRODUÇÃO
Esse trabalho relaciona o filme “O Clube do Imperador” com a teoria do conhecimento, que tem objetivo buscar a origem, a natureza, o valor e os limites do conhecimento, da faculdade de conhecer.
Ele será composto por uma breve sinopse do filme e a relação de algumas cenas com a teoria citada anteriormente.
Para finalizar o trabalho será exposta minha visão sobre o assunto tratado no decorrer deste, e usarei como fonte de pesquisa, o filme “O Clube do Imperador”.
DESENVOLVIMENTO
A teoria do conhecimento, por vezes chamada de epistemologia, é aquela que busca compreender de forma geral o que é, de fato, o ato e o processo de conhecer. A teoria busca sistematizar e compreender de forma plena o que representa o conhecimento; trata-se, ao mesmo tempo, de uma concepção filosófica e um pensamento de resultados na mesma forma de desenvolver o conhecimento.
O filme: Um professor apaixonado por seu trabalho tem sua vida modificada após conhecer um novo aluno, com quem inicialmente trava uma guerra de egos mas acaba desenvolvendo uma grande amizade.
William Hundert (o professor), de uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana, dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para seus alunos que “o caráter de um homem é seu destino” e se esforça para impressioná-los sobre a importância de atitudes corretas. Repentinamente algo perturba está rotina com a chegada de Sedgewick Bell, o filho de um influente senador. Bell entra em choque com as posições do professor, que questiona a importância daquilo que é ensinado. Mas, apesar desta rebeldia, Hundert o considera bem inteligente e acha que pode colocá-lo no caminho certo,chegando mesmo a colocá-lo na final do Senhor Júlio Cesar, um concurso sobre Roma Antiga. Mas, Sedgewick trai esta confiança arrumando um jeito de trapacear.
CENAS
No filme, a tentativa incansável do professor Hundert em fazer com que os alunos aprendessem o conteúdo aliou-se a necessidade de promoção da ética, onde tenta por meio de seus ensinamentos, formar o caráter dos alunos, com a reflexão acerca da moral.
A relação escola/sociedade à relação política onde a primeira é sustentada através de doações. Portanto a lei do favorecimento que mostra exatamente o oposto do espírito da competição.
O professor tenta moldar o caráter e personalidade de seus alunos, baseando-se na história da cultura grego-romana (filosofia da história).
Quando os garotos se reuniram para “brincar” no lago, foram atraídos pela aparência das garotas que também estavam presentes (estética: ideia do bem e do belo).
CONCLUSÃO
O caráter de um indivíduo é seu modo de ser, suas características próprias, seu temperamento. Ele é um traço da personalidade, que diz respeito à maneira usual de cada um agir.
Embora o ambiente em que o indivíduo vive seja muito importante, o homem traz em si seu caráter desde o momento do nascimento.
Podemos perceber isso claramente no filme, onde mesmo recebendo um voto de confiança de seu professor, o garoto o trai arrumando um jeito de trapacear, ou seja, não podemos moldar o caráter de um indivíduo, cabe a ele querer moldá-lo.
BIBLIOGRAFIA
CLUBE DO IMPERADOR (CRÍTICAS). Disponível em: https://cinemacomrapadura.com.br/críticas/83620/clube-do-imperador-o-2002-83620/. Acesso em: 23/abril/2018.
O CLUBE DO IMPERADOR (2002) ASSISTIR ONLINE. Disponível em: https://filmesonline.online/drama/9172-o-clube-do-imperador.html. Acesso em 23/abril/2018.
O CLUBE DO IMPERADOR – EM BUSCA DA FORMAÇÃO PLENA. Disponível em www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=226. Acesso em 23/abril/2018.
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Publicado com autorização da autora AM
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