domingo, 15 de janeiro de 2012

OROBORO

 




Oroboro: palavra grega significando, literalmente, "morder a cauda". É um símbolo antiquíssimo, figurado por uma Serpente mordendo a Cauda. 
"O símbolo do círculo, formado pela serpente com a cauda na boca, é o da eternidade, o do universo sem principio nem fim, completo, sapiente."

Oroboro, do simbolismo alquímico, presente milenarmente em diversas culturas, é a da cobra (ou dragão) que morde a própria cauda e opera, num movimento circular e contínuo, todo o processo dinâmico e transformador da vida. 
“Meu fim é meu começo”, diz a serpente nesse ato mágico de devorar-se e cuspir-se, a representar a unidade indiferenciada da vida e seu caráter divino implícito na perfeição do círculo.

É um símbolo com mais de 3.000 anos, e que regularmente retorna à nossa consciência coletiva, pelas mais diversas formas.
O Oroboro aparece pela primeira vez no Antigo Egito, onde representa o retorno de Rá (encarnado no Sol) ao ponto de partida, depois de cruzar o céu e o submundo. Daí viaja para a Fenícia, e depois para a Grécia onde recebe o nome hoje conhecido (Oroboro) e que significa aquele que devora a própria cauda, e onde é um símbolo da morte e do renascimento.

À serpente devorando a própria cauda, os alquimistas chamaram Oroboro. Tal palavra não consta da maioria dos dicionários e, em alguns livros da Grande Obra, aparece grafada como Ouroboros, principalmente na língua inglesa.

Outras fontes, menos comumente, escrevem-na Uróboro. O termo Oroboro, é oportuno em nossa língua, pois nomeou-se um símbolo cuja singularidade é a de não ter começo nem fim.
É uma palavra muito especial, que pode ser lida de trás para a frente, sem perder sequer a sua pronúncia. Transmite a idéia de algo que se expressa ciclicamente. 
____________________
fonte: http://pedra-luz.blogspot.com/2010/09/oroboro-serpente-mordendo-cauda.html
 
Questões:

1º Como o símbolo do oroboro ajuda na compreensão do conhecimento?

2º Existe um conhecimento "pronto" e "acabado"? Como justificar o "conhecimento total sobre algo"?

3º Dê exemplo do que você conseguiu fazer uma primeira vez e foi se aprimorando.

Um comentário:

  1. Na raíz dos mitos cujos rituais evoluem com a cutura no tempo e no espaço está o que mais se aproxima da Verdade ou Realidade. Estes conceitos significam o Comum ou Geral que por sua vez leva ao conceito de Base, Origem e finalmente à matriz da vida em suas diferentes expressões, a Energia ou Força Eterna
    e Imutável - OROBORO

    ResponderExcluir