quinta-feira, 19 de março de 2020

EAD.1-GEO-3S

EAD.1-GEO-3S - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.1ªATIVIDADE - GEOGRAFIA - 3ªSÉRIE


PROFESSORA: ELIANE DE FÁTIMA SILVA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
HABILIDADE: Comparar e diferenciar os critérios de regionalização mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que as envolvem.

O CONFLITO NORTE E SUL – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 O desafio agora proposto, é retomar a temática “Desenvolvimento Sustentável”, abordada pelo(a) professor(a) de forma a desenvolver a habilidade voltada para a análise de situações representativas da ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na manutenção do sistema mundial vigente através do estudo sobre as emissões de CO2 .

ATIVIDADE 1: PESQUISA E QUESTÕES

 Para isso, propomos o desenvolvimento da seguinte atividade: pesquisem na internet, jornais, revistas, informações e dados sobre esses temas e o histórico de iniciativas para proposição de ações voltadas para o desenvolvimento sustentável. Propomos que vocês registrem em seus cadernos as informações encontradas, de acordo com a sequência a seguir:
• A relação e o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) na proposição e acompanhamento de ações, e programas voltados para o Desenvolvimento Sustentável.
• O histórico do Protocolo de Quioto e os seus desdobramentos ao longo de sua existência. • O histórico da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento e a realização da Eco 92 e a edição Rio +20.
 • O Acordo de Paris, suas origens e perspectivas.
 • A Agenda 2030, e as propostas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
 Após realizar a pesquisa, responda as questões:
a) Cite duas ações da ONU voltadas ao Desenvolvimento Sustentável.
b) Todos os países aderiram ao Protocolo de Quioto? Qual não aderiu? E quais as consequências desse ato para o meio ambiente?
 c) Quais ações foram discutidas na Eco 92 e a edição Rio +20? Quais relações existem entre elas?
d) Considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, quais deles você acredita que podem contribuir com a sociedade em que vive? Comente sua resposta


                       ATIVIDADE-2: O CONFLITONORTE E SUL: CORRENTES MIGRATÓRIAS

Consulte o mapa “Principais fluxos migratórios no final do século XX e início do século XXI” disponível em: http://www.ufjf.br/pur/files/2011/04/MIGRA%C3%87%C3%83O-NO-MUNDO.pdf Acesso em: 23 set 2019, livros didáticos e internet, e responda as questões a seguir:
a) Quais as principais correntes migratórias?
b) Considerando as principais correntes migratórias em diversas regiões do mundo, estabeleça a diferença entre migrantes e refugiados.

c) Considerando a crise migratória na Europa Ocidental e as medidas restritivas impostas por diversos países aos imigrantes oriundos majoritariamente da África, Oriente Médio e da Ásia, apresente 2 argumentos que motivaram a ida dessas pessoas para o continente europeu e 2 argumentos dos países para restringir e/ou impedir a entrada e permanência em seus países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário