EAD.1-GEO-3S - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.1ªATIVIDADE - GEOGRAFIA - 3ªSÉRIE
PROFESSORA:
ELIANE DE FÁTIMA SILVA
DISCIPLINA:
GEOGRAFIA
HABILIDADE: Comparar e diferenciar os critérios de regionalização
mundial, considerando as intencionalidades sociais, políticas e econômicas que
as envolvem.
O CONFLITO NORTE E SUL – DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL
O desafio agora proposto, é retomar a temática
“Desenvolvimento Sustentável”, abordada pelo(a) professor(a) de forma a
desenvolver a habilidade voltada para a análise de situações representativas da
ordem mundial contemporânea e do papel exercido pelas potências hegemônicas na
manutenção do sistema mundial vigente através do estudo sobre as emissões de
CO2 .
ATIVIDADE 1: PESQUISA E QUESTÕES
Para isso, propomos o desenvolvimento da
seguinte atividade: pesquisem na internet, jornais, revistas, informações e
dados sobre esses temas e o histórico de iniciativas para proposição de ações
voltadas para o desenvolvimento sustentável. Propomos que vocês registrem em
seus cadernos as informações encontradas, de acordo com a sequência a seguir:
• A relação e
o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) na proposição e acompanhamento
de ações, e programas voltados para o Desenvolvimento Sustentável.
• O histórico
do Protocolo de Quioto e os seus desdobramentos ao longo de sua existência. • O
histórico da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o
Desenvolvimento e a realização da Eco 92 e a edição Rio +20.
• O Acordo de Paris, suas origens e
perspectivas.
• A Agenda 2030, e as propostas dos 17
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Após realizar a pesquisa, responda as
questões:
a) Cite duas
ações da ONU voltadas ao Desenvolvimento Sustentável.
b) Todos os
países aderiram ao Protocolo de Quioto? Qual não aderiu? E quais as
consequências desse ato para o meio ambiente?
c) Quais ações foram discutidas na Eco 92 e a
edição Rio +20? Quais relações existem entre elas?
d)
Considerando os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, quais deles você
acredita que podem contribuir com a sociedade em que vive? Comente sua resposta
ATIVIDADE-2: O CONFLITONORTE E
SUL: CORRENTES MIGRATÓRIAS
Consulte o
mapa “Principais fluxos migratórios no final do século XX e início do século
XXI” disponível em:
http://www.ufjf.br/pur/files/2011/04/MIGRA%C3%87%C3%83O-NO-MUNDO.pdf Acesso em:
23 set 2019, livros didáticos e internet, e responda as questões a seguir:
a) Quais as
principais correntes migratórias?
b)
Considerando as principais correntes migratórias em diversas regiões do mundo,
estabeleça a diferença entre migrantes e refugiados.
c)
Considerando a crise migratória na Europa Ocidental e as medidas restritivas
impostas por diversos países aos imigrantes oriundos majoritariamente da
África, Oriente Médio e da Ásia, apresente 2 argumentos que motivaram a ida
dessas pessoas para o continente europeu e 2 argumentos dos países para
restringir e/ou impedir a entrada e permanência em seus países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário