A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Em que medida a Sociologia pode
contribuir para a sua formação pessoal? Muitos diriam que essa ciência social,
num currículo de ensino médio, tem a função de formar o “cidadão crítico".
Mas essa justificativa - até porque a ideia de formar o cidadão crítico anda banalizada
-, não é suficiente.
Pensar sobre esse tema significa
uma oportunidade ímpar para se aproximar da sociologia como campo de saber e
compreender algo de suas preocupações.
Vale a pena inserir nesse
contexto o papel mais fundamental que o pensamento sociológico realiza na
formação do jovem: a desnaturalização das concepções ou concepções ou explicações
dos fenômenos sociais.
RAZÕES OBJETIVAS E HUMANAS
Desnaturalizar os fenômenos
sociais significa não perder de vista a sua historicidade. É considerar que
eles nem sempre foram assim. E perceber que certas mudanças ou descontinuidades
históricas são fruto de decisões. Estas revelam interesses e, portanto, são fruto
de razões objetivas e humanas.
A desnaturalização dos fenómenos
sociais também depende de nos distanciarmos daquilo que nos rodeia e de que
participamos, para focalizar as relações sociais sem estarmos envolvidos.
Significa considerar que os fenômenos sociais não são imediatamente conhecidos.
RECONHECENDO AS CAUSAS
Para explicar um fenômeno social
é preciso procurar as causas que estão além do sujeito, isto é, buscar as
causas externas a ele, mas que têm implicações decisivas sobre ele.
Essas causas devem apresentar
certa regularidade, periodicidade e um papel específico em relação ao todo
social.
APRENDER A OBSERVAR
Uma aproximação em relação à
sociologia, mesmo no ensino médio, exige que o aluno aprenda procedimentos mais
rigorosos de observação das relações sociais. E, ainda, que saiba, pelo menos
em alguma medida, como o conhecimento é elaborado nas ciências sociais.
Para compreender e formular
explicações para os fenômenos sociais é preciso ter conhecimento da linguagem
por meio da qual esse conhecimento é criado e comunicado.
PARA TRABALHAR UM TEMA
Os fenômenos sociais são
conhecidos por meio de modelos compreensivos, ou explicativos, e mediante a
contextualização desses modelos, com destaque para a época em que eles foram
elaborados e para os autores com os quais um determinado autor dialoga.
Assim, trabalhar um tema (como
violência, mundo do trabalho etc.) só é possível por meio de conceitos e
teorias. E importante, também, que você conheça a articulação entre os
conceitos e as teorias e saiba observar sua relevância para compreender ou explicar
casos concretos (temas).
Vale lembrar também que os
conceitos têm uma história e que não são palavras mágicas que explicam tudo,
mas elementos do discurso científico que sintetizam as ações sociais para
tentar explicá-las. E, ainda, é bom ter em mente que um conceito admite vários
sentidos, dependendo do autor e da época em que ele é elaborado.
TEORIAS SERVEM DE BASE
Da mesma forma, é preciso
compreender as teorias no contexto de seu aparecimento e posterior
desenvolvimento. Isso é necessário tanto do ponto de vista de como essas
teorias foram sendo assimiladas e desenvolvidas por outros autores, como em
relação ao caráter das críticas feitas a elas.
Conhecer conceitos e teorias com o rigor necessário a um aluno do
ensino médio consiste na única maneira possível de distanciar e se aproximar
dos fenômenos sociais e, assim, construir os fundamentos para a formação
crítica.
BRUNIERA, Celina Fernandes Gonçalves. Sociologia e formação
pessoal: a importância do estudo da sociologia. UOL. Suplemento Educação. 10
jan. 2007. Disponível em: .
Acesso em: 4 jul. 2013.
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SEE. Caderno do Aluno, Sociologia, 1º Vol. São Paulo: SEE, 2014-2017
SEE. Caderno do Aluno, Sociologia, 1º Vol. São Paulo: SEE, 2014-2017
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