O preconceito e a hostilidade em relação à Filosofia não é algo novo, recente, mas, ao contrário, remontam às origens da Filosofia na Grécia Antiga. Talvez o registro mais antigo desse preconceito seja aquele de que foi vítima Tales de Mileto, que viveu no século VII a.C. e que é considerado o primeiro filósofo da história. A respeito dele contava-se a seguinte anedota, bastante difundida na Grécia Antiga e recuperada por Platão em sua obra Teeteto. Tales era tão interessado no estudo dos astros que costumava caminhar olhando para o céu. Certo dia, absorto em seus pensamentos e raciocínios, acabou tropeçando e caindo em um poço, sendo motivo de riso e caçoada para uma escrava que ali se encontrava. Espalhou-se, então, o boato de que Tales se preocupava mais com as coisas do céu, esquecendo-se das que estavam debaixo de seus pés. "Essa pilhéria", adverte Platão, "se aplica a todos os que vivem para a Filosofia" (PLATÃO. Diálogos). Essa imagem de um homem distraído e trapalhão, porém, não parece condizer com a verdade sobre Tales que, ao que tudo indica, era uma pessoa bem esperta, viva e inteligente. É o que se conclui, por exemplo, de uma outra anedota contada sobre ele e registrada por Aristóteles em sua obra A política e atribuída a Tales por causa de sua sabedoria:"Como o censuravam pela pobreza e zombavam de sua inútil filosofia, o conhecimento dos astros permitiu-lhe prever que haveria abundância de olivas. Tendo juntado todo o dinheiro que podia, ele alugou, antes do fim do inverno, todas as prensas de óleo de Mileto e de Quios. Conseguiu-as a bom preço, porque ninguém oferecera melhor e ele dera algum adiantamento. Feita a colheita, muitas pessoas apareceram ao mesmo tempo para conseguir as prensas e ele as alugou pelo preço que quis. Tendo ganhado muito dinheiro, mostrou a seus amigos que para os filósofos era muito fácil enriquecer, mas que eles não se importavam com isso. Foi assim que mostrou sua sabedoria. (ARISTÓTELES. A política).
___________________
Fonte: (Escrito especialmente para o São Paulo faz escola. )
Fonte: (Escrito especialmente para o São Paulo faz escola. )
Conteúdo interessante e engraçado (por partes),Bem Legal , certos pontos prenderam bem mais, minha atenção ao texto.
ResponderExcluirParabéns, GOSTEI !
Caro Aley,
ResponderExcluirO texto serve, não apenas para mostrar a vida de Tales de Mileto, mas, sobretudo, para mostrar que o preconceito não é coisa moderna; pelo contrário, remonta desde a antiguidade. Outro fato curioso é como o preconceito acontece e se manifesta na vida das pessoas e elas nem se dão conta disso. Tomara não caiamos nesta armadilha. Até mais.
Texto tirado do caderno do aluno de filosofia do 3º ano. ¬¬
ResponderExcluirBoa tarde,
Excluirvocê em razão; apenas fiz umas alterações aqui e acolá, contudo, o texto está descrito de forma mais ampla no Caderno do Professor do 3ª série.
Muito obrigado pelo toque.
Até mais.
Na realida não queria responder mais fazer uma pergun/ta, Quais as caracteristicas do periodo mitico da grecia
ExcluirAlguém poderia me dizer "em que constituía os preconceitos sofridos pelos filósofos?
ExcluirProfessor, poderia me ajudar na questao: "Apresente e explique três traços herdados da filosofia grega para as sociedades ocidentais."
ResponderExcluirAgradeço pela atenção!
Olá, Anônimo,
ExcluirVamos tomar o Brasil como específico dentro das sociedades ocidentais, está bem!
1º na linguagem: a língua portuguesa herdam dos gregos uma quantidade substancial de palavras gregas, observando as transformações necessárias. Ex.: geriatra (velho); alfabeto (nomes das letras gregas); gineco-logia (mulher);
2ºna estética: a apreciação da beleza e a valorização da visão; entre os sentidos, segundo os gregos, há a valorização da visão;
3º no pensamento: a exposição do pensamento de forma encadeada e lógica.
Até mais.
professor o Tales recebia outras formas de preconceito ?
ResponderExcluirSó aqueles que toda pessoa que incomoda recebe!
Excluir