domingo, 21 de fevereiro de 2010

PRECONCEITO NA GRECIA DOS FILOSOFOS, O

O preconceito e a hostilidade em relação à Filosofia não é algo novo, recente, mas, ao contrário, remontam às origens da Filosofia na Grécia Antiga. Talvez o registro mais antigo desse preconceito seja aquele de que foi vítima Tales de Mileto, que viveu no século VII a.C. e que é considerado o primeiro filósofo da história. A respeito dele contava-se a seguinte anedota, bastante difundida na Grécia Antiga e recuperada por Platão em sua obra Teeteto. Tales era tão interessado no estudo dos astros que costumava caminhar olhando para o céu. Certo dia, absorto em seus pensamentos e raciocínios, acabou tropeçando e caindo em um poço, sendo motivo de riso e caçoada para uma escrava que ali se encontrava. Espalhou-se, então, o boato de que Tales se preocupava mais com as coisas do céu, esquecendo-se das que estavam debaixo de seus pés. "Essa pilhéria", adverte Platão, "se aplica a todos os que vivem para a Filosofia" (PLATÃO. Diálogos). Essa imagem de um homem distraído e trapalhão, porém, não parece condizer com a verdade sobre Tales que, ao que tudo indica, era uma pessoa bem esperta, viva e inteligente. É o que se conclui, por exemplo, de uma outra anedota contada sobre ele e registrada por Aristóteles em sua obra A política e atribuída a Tales por causa de sua sabedoria:"Como o censuravam pela pobreza e zombavam de sua inútil filosofia, o conhecimento dos astros permitiu-lhe prever que haveria abundância de olivas. Tendo juntado todo o dinheiro que podia, ele alugou, antes do fim do inverno, todas as prensas de óleo de Mileto e de Quios. Conseguiu-as a bom preço, porque ninguém oferecera melhor e ele dera algum adiantamento. Feita a colheita, muitas pessoas apareceram ao mesmo tempo para conseguir as prensas e ele as alugou pelo preço que quis. Tendo ganhado muito dinheiro, mostrou a seus amigos que para os filósofos era muito fácil enriquecer, mas que eles não se importavam com isso. Foi assim que mostrou sua sabedoria. (ARISTÓTELES. A política).
 
___________________
Fonte: (Escrito especialmente para o São Paulo faz escola. )

10 comentários:

  1. Conteúdo interessante e engraçado (por partes),Bem Legal , certos pontos prenderam bem mais, minha atenção ao texto.

    Parabéns, GOSTEI !

    ResponderExcluir
  2. Caro Aley,
    O texto serve, não apenas para mostrar a vida de Tales de Mileto, mas, sobretudo, para mostrar que o preconceito não é coisa moderna; pelo contrário, remonta desde a antiguidade. Outro fato curioso é como o preconceito acontece e se manifesta na vida das pessoas e elas nem se dão conta disso. Tomara não caiamos nesta armadilha. Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Texto tirado do caderno do aluno de filosofia do 3º ano. ¬¬

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,
      você em razão; apenas fiz umas alterações aqui e acolá, contudo, o texto está descrito de forma mais ampla no Caderno do Professor do 3ª série.
      Muito obrigado pelo toque.
      Até mais.

      Excluir
    2. Na realida não queria responder mais fazer uma pergun/ta, Quais as caracteristicas do periodo mitico da grecia

      Excluir
    3. Alguém poderia me dizer "em que constituía os preconceitos sofridos pelos filósofos?

      Excluir
  4. Professor, poderia me ajudar na questao: "Apresente e explique três traços herdados da filosofia grega para as sociedades ocidentais."
    Agradeço pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo,
      Vamos tomar o Brasil como específico dentro das sociedades ocidentais, está bem!
      1º na linguagem: a língua portuguesa herdam dos gregos uma quantidade substancial de palavras gregas, observando as transformações necessárias. Ex.: geriatra (velho); alfabeto (nomes das letras gregas); gineco-logia (mulher);
      2ºna estética: a apreciação da beleza e a valorização da visão; entre os sentidos, segundo os gregos, há a valorização da visão;
      3º no pensamento: a exposição do pensamento de forma encadeada e lógica.
      Até mais.

      Excluir
  5. professor o Tales recebia outras formas de preconceito ?

    ResponderExcluir