terça-feira, 29 de novembro de 2011

BILU E JOAO (NALIN, S.)


Bilú e João

Introdução
Este trabalho vem mostrar sobre duas crianças pobres João e Bilú que pegam materiais recicláveis para sobreviver e eles moram na favela.
Contém uma conclusão e uma bibliografia básica.

Desenvolvimento
Em São Paulo tinham duas crianças muito pobres que viviam em uma favela, e para sua sobrevivência catavam latinhas, papelão e metais. Com o dinheiro que eles vendiam os materiais alugaram uma carroça para continuar pegando os materiais que as pessoas jogavam e para eles eram os seus sustentos.
Enquanto João empurrava a carroça Bilú pegava as latinhas que encontrava na feira e para eles era uma “diversão”.
A violência ocorre quando um dos donos de uma banca de frutas pede para as crianças que levem a mercadoria a um determinado lugar, mas tinha uns meninos que falaram que eles mandavam lá e as crianças não podiam roubar sua freguesia então começaram a bater em João.
As crianças inventaram um jogo que se brincava com moedas e eles cobravam a partida e todos queriam jogar, este jogo fez muito sucesso e com isso eles ganhavam dinheiro.
Quando as crianças saem trabalhas eles enfrentam diversos perigos.
As crianças trabalham muito em busca de um sonho, que no fim do trabalho não consegue se realizar.
A história de Bilú e João é comum na vida de muitas crianças que para sobreviver precisam trabalhar o dia inteiro.

Conclusão
João e Bilú eram duas crianças pobres que moravam na favela e para sobreviver eles pegavam materiais recicláveis.
Além de trabalhar nas ruas catando materiais eles também sofrem violência.
Este vídeo dá exemplo do que ocorre com as crianças na realidade do dia a dia.

Bibliografia
curtametragem: Bilu e João. Disponível em: www.jaueras.blogspot.com. Acesso em: 23/10/11
cedido pela autora: Sharrini Nalim, 30, 1ºA

Um comentário:

  1. O filme é uma metáfora de um jogo de vídeo game e a medida que as crianças vão conseguindo as sucatas elas são como os pontos do game e o jogo pode continuar e quando há obstáculos eles perdem, como quando o feirante pede para eles carregarem a jaca e os meninos grandes, adversários no jogo, atiram a jaca no chão joão tem que pagar o prejuizo, ou quando fura o pneu do carrinho eles tem que interromper o jogo e gastar com o conserto e por aí vai até molhar todo o papelão, que tem 50% de desconto na hora da venda e a baixa do dólar que não rende na hora da venda das latinhas catadas...... vale a pena se dedicar mais observando as imagens e fazendo as associações com as falas dos atores.... abraços

    ResponderExcluir