sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RESENHA: ESCRAVIDAO CONTEMPORANEA (ALMEIDA, J.S)



Sakamoto, L. Trabalho Escravo no Brasil no século XXI, Brasil, OIT. Disponível em: www.oitbrasil.org.br/sakamoto

O texto aborda um tema que deveria ter sido extinto desde 1888, quando foi assinada a Lei Áurea, a favor da abolição da escravatura, mas que continua presente em nosso cotidiano. De narrativa simples e concisa, linguagem fácil, o texto tem aproximadamente 26 páginas, mas, para uso nessa atividade, evidenciamos apenas um pequeno trecho. Apresentado em 3ª pessoa, o que não torna o leitor mais alheio ao que acontece, muito pelo contrário - o torna mais próximo da angustiante rotina do garoto.

Pedro, 13 anos, vive na rua, e trabalha na floresta amazônica, derrubando árvores para o patrão. Perdeu a conta de quanta dificuldade o assombra, desde o café-da-manhã insosso até a ferramenta de trabalho de 14 quilos (lembre-se: o menino tem apenas 13 anos...). Medo, insegurança e tantos outros fatores tornam o trabalho muito mais difícil. Mas o menino tem esperança de dias melhores, e talvez pense sobre isso, enquanto descansa, exausto, embaixo da tenda amarela que lhe serve de ''casa'' nos dias de semana. Foi ''libertado'' em 2003, em uma fazenda a oeste de Marabá, Sudesde do Pará.
O texto apresenta claramente, um processo de coisificação, desumanização do homem, do menino em questão.

O trabalhador é submetido a trabalho forçado e degradante, por falta de oportunidades melhores. Não é de princípios cidadãos as condições de trabalho e vida que é obrigado a aceitar.

O texto de Sakamoto data de 2007 - ou seja, 119 anos após o fim da escravidão. A exploração sexual, o tráfico de pessoas, exemplifica também esse processo de 'coisificação', em que o outro não é mais o outro, e sim um simples objeto.

Esse processo pode consistir em escravidão voluntária (por medo, prazer, desejo), por dívidas ou por lei. A obra de Sakamoto pode ser realmente útil para o entendimento desse processo, sendo, então, do interesse de alunos do Ensino Médio e também do Fundamental, afinal, na escola nos é ensinado que a escravidão não existe a mais de 100 anos, o que, infelizmente, não é verdade - como constatamos.

Sou Juliana Silva de Almeida, aluna do 3ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr Jorge Coury - Piracicaba SP

_______________
Cedida gentilmente pela autora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário