sexta-feira, 4 de novembro de 2011

RESENHA: ESCRAVIDAO CONTEMPORANEA (BRITO, A.P.G.)


Sakamoto, Leonardo (coord). Trabalho escravo no Brasil do séc XXI. Brasil: Organização Internacional do trabalho. Disponível em:www.oitbrasil.org.br/sakamoto. Acesso em 17 out. 2011

O meu trabalho apresenta o estudo do trabalho escravo no Brasil do séc XXI, tendo como base o texto escravidão contemporânea,esse texto nos mostra o fim do direito de propriedade de uma pessoa sobre a outra(Lei áurea).Lei que foi assinada em 13 de maio de 1888,mas ainda não foi um problema resolvido,pois a fazendeiros que praticam esse crime,aliciando trabalhadores com propostas de salário,alojamento e comida.                                                      
Nesse texto nos mostra que os fazendeiros mandam os gatos recrutarem pessoas em regiões distantes do local da prestação de serviços.Os tais gatos oferecem "adiantamentos” para a família e garantia de transporte gratuito até o local de trabalho, isso e só para seduzir os trabalhadores, mas ao chegarem no local do serviço, veem situações completamente diferentes das prometidas.E com as fazendas distantes dos locais de comércio, os trabalhadores se submetem totalmente ao sistema de "Baracão", imposto pelo gato ou fazendeiro. E os trabalhadores não poderão ir embora, será impedido sob alegação de que está endividado, e não poderá sair enquanto não pagar a divida.
Meu pensamento é que devia haver mais leis rigorosas a isso, e fiscalizações maiores a esse tipo de pratica de crime, que nunca acaba em nosso pai. Esse texto deveria ser direcionado á sociedade e principalmente para o governo, pois as pessoas que não conseguem subir na vida acabam sendo seduzidas por esses golpes e assim aumenta o trabalho escravo.
O autor Leonardo Sakamoto é jornalista e Dr em ciência política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão.Professor de jornalismo na Puc - SP e ex professor na Usp, trabalhou em diversos veículos de comunicação,coordenador da Ong repórter Brasil e seu representante na comissão nacional para a erradicação do trabalho escravo.
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           Adson Polinele Gomes Brito, estudante do Terceiro Ano do Ensino Médio da E.E.Dr.Jorge Coury, em Piracicaba-SP.

__________________
Cedido gentilmente pelo autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário