Prometeu, deus cujo nome em grego significa "aquele que vê o futuro", doou aos homens o fogo e as técnicas para acendê-lo e mantê-lo. Zeus, o soberano dos deuses, se enfureceu com esse ato, porque o segredo do fogo deveria ser mantido entre os deuses. Por isso, ordenou a Hefesto [1], que criasse uma mulher que fosse perfeita, e que a apresentasse à assembléia dos deuses. Atena, a deusa da sabedoria e da guerra, vestiu essa mulher com uma roupa branquíssima e adornou-lhe a cabeça com uma guirlanda de flores, montada sobre uma coroa de ouro. Hefesto a conduziu pessoalmente aos deuses, e todos ficaram admirados; cada um lhe deu um dom particular:
Atena lhe ensinou as artes que convêm ao seu sexo, como a arte de tecer;
Afrodite lhe deu o encanto, que despertaria o desejo dos homens;
As Cárites, deusas da beleza, e a deusa da persuasão ornaram seu pescoço com colares de ouro;
Hermes, o mensageiro dos deuses, lhe concedeu a capacidade de falar, juntamente com a arte de seduzir os corações por meio de discursos insinuantes.
Depois que todos os deuses lhe deram seus presentes, ela recebeu o nome de Pandora, que em grego quer dizer "todos os dons".
Finalmente, Zeus lhe entregou uma caixa bem fechada, e ordenou que ela a levasse como presente a Prometeu. Entretanto, ele não quis receber nem Pandora, nem a caixa, e recomendou a seu irmão, Epimeteu, que também não aceitasse nada vindo de Zeus. Epimeteu, cujo nome significa "aquele que reflete tarde demais", ficou encantado com a beleza de Pandora e a tomou como esposa.
A caixa de Pandora foi então aberta e de lá escaparam a Senilidade, a Insanidade, a Doença, a Inveja, a Paixão, o Vício, a Praga, a Fome e todos os outros males, que se espalharam pelo mundo e tomaram miserável a existência dos homens a partir de então. Epimeteu tentou fechá-la, mas só restou dentro a Esperança, uma criatura alada que estava preste a voar, mas que ficou aprisionada na caixa [...] e é graças a ela que os homens conseguem enfrentar todos os males e não desistem de viver.
NOTAS:
[1] deus do fogo e das habilidades técnicas
___________
FONTE: (CHALITA, Vivendo a filosofia, 2004, p.26).
o mito da caixa de pandora é show? eu amei ler esse texto informativo
ResponderExcluire mesmo;;;minha prof../ja tinha comentado
Excluiré muito interessante a historia do mito de pandora.... fiquei muito fasinada. ass:sheylla trindade
ResponderExcluirCaro Gustavo,
ResponderExcluira caixa de Pandora é, de fato, fascinante e muito versátil! Este mito já serviu de inspiração para muitos livros, filmes e passagens para os grandes clássicos. Claro que em todos esses há sempre uma acondicionamento para atender ao propósito requisitado.
Fique a vontade para fazer as suas relações a partir do mito.
Até breve!
Prof.Fred Bandeira
Cara Sheylla Trindade,
ResponderExcluirserá redundante eu fazer réplica ao seu comentário, pois teria de repetir as palavras postadas acima.
Fique a vontade para fazer as suas relações a partir do mito.
Até mais.
Prof.Fred Bandeira
è superinteressante...vc não acha?
ResponderExcluirtalvez seja por isso que ''a esperança é a ultima que morre'', segundo a minha professora de filosofia(yara) uma das razões para viver e para enfrentar todos os obstaculos que a vida nos apresenta é a esperança...de viver, de lutar ,de conquistar.Esperança é vida.
Ass: AnaPaula(aluna do ens.médio):D
É necessário lembrar que a esperança ficou aprisionada na caixa, e por isso não assolou a humanidade...
ResponderExcluirPois é graças à ausência da esperança de que haverá mudança sem ação, que a lógica transformada em ação (confundida com esperança)aponta melhores possibilidades...
mto bom gostei me ajudou na prova da escola*-*
ResponderExcluirpor incrível que pareça
ResponderExcluireu não conhecia esse mito que dizer não tinha estudado sobre isso
mais agora que estou estudando essa matéria quero mim aprofundar nesses conhecimentos
obriga
coisa horrível '-'
ResponderExcluirADOREI A HISTÓRIA DE PANDORA! MESMO VENDO AS COISAS DESANDAREM E NÃO SER COMO PLANEJAVAMOS, TEMOS QUE TER ESPERANÇA DE QUE TUDO IRÁ TERMINAR BEM.
ResponderExcluirnossa, já começou mal. Prometeu nem foi um Deus. que zuado.
ResponderExcluirEpimeteu deveria ser igual a seu irmao
ResponderExcluirpensar 1º e fazer 2º
adorei fiz uma copia bjus
ResponderExcluireu achei muito interessante o mito de pandora até estou fazendo um trabalho de história sobre o mito!!!!muito bom mesmo
ResponderExcluircomo pandora influencia na vida dos seres humanos?
ResponderExcluirCaro,
ResponderExcluiro mito grego tem uma peculiaridade formidável quanto à leitura: você o pode ler de acordo com o seu entendimento e o seu mundo. Todos têm um mundo que lhe é próprio em tamanho, em qualidade, em necessidade, em características... e assim por diante.
À primeira vista, o mito fala sobre o nascimento da mulher: pan (cheia) dora (dons) - a mulher (como o homem também) é um ser cheio de dons. Pode-se avançar nessa leitura em reconhecer o outro (aquele que nos é próximo) como um ser dotado de dons, ainda que se tenha dificuldades em encontrá-los. Maior dificuldade, ainda, é reconhecer no outro, aquele a quem não demonstro simpatia, a exigibilidade da existência de dons: o outro, meu contrário, que não concorda comigo, também tem algum/ns dons e que por algum motivo eu sou impedido de reconhecer/enxergar. Até mais.
Qualé realmente o significado deste mito?
ResponderExcluirEle diz que a mulher quem trouxe a disgraça para o mundo?
Não! Quer dizer que a Esperança é a última que morre, e apesar de todos os obstáculos da vida, sempre haverá uma saída para tudo :)
Excluiradorei, muito obrigada.. Me ajudou na pesquisa da escola.
ResponderExcluiradorei e acho que minha professora vai gostar tb
ResponderExcluirNossa gostei bastante da historia é muito interessante,estou ate fazendo um trabalho sobre o mito de pandora
ResponderExcluiradorei essa historia!!!!!!!
ResponderExcluirme ajudou no trabalho da escole.
ResponderExcluirE adorei muito a história!
nossa adorei esse mito e me ajudou muito no trabalho para a escola :)
ResponderExcluirsim
ExcluirGostei mto mais preciso de uma conclusão desta historia se poderem ajudar.
ResponderExcluirOlá,
Excluirvocê poderia optar por uma saída mais justa a todos: que os homens aprenderam a valorizar mais a mulheres; ou, então, que as mulheres mesmos se valorizaram e não precisaram mais da anuência de ninguém para lhes dizer dos valores.
Até mais.
com esse mito vou fazer uma peça na escola de artes sobre esse mito eo seu blog mim ajudou muito na hora de fazer as falas com as minhas amigas obrigada viu
ResponderExcluirQue lindo esse mito, acho que minha filha vai se chamar esperança
ResponderExcluirque semelhança tem esse mito com a historia do livro eros e psiquê?????????????????
ResponderExcluirA curiosidade, tanto Pandora quanto Psiquê abriram a caixa que lhe foi dita para não abrir
Excluirvou fazer uma peça sobre a caixa de pandora e esse texto ajudou muito!!!
ResponderExcluirUma coisa que eu não compreendo...se todos os sentimentos/emoções saíram da caixa e foram para o mundo...e só a esperança ficou guardada... o mundo não tem esperança, não??? afinal ela não chegou a sair...
ResponderExcluirooooo que inkrivel
ResponderExcluirQueria saber qual é o fenômeno social do texto? para um trabalho da escola?
ResponderExcluirVocê pode optar por vários deles, e a título de sugestão:
Excluir* a interferência da mulher no mundo: é através dela que os homens, que só pensavam em trabalho, têm de parar e prestar atenção ao outro (mulher) e a si (homem), para que quem com ele convive não cause problema nem por si nem por negligência do outro;
* a ação e a reflexão: Epimeteu imagina que pode possuir o que lhe cabe sem muito pensar; transfira esse pensamento para todas as atrocidades que são cometidas em nome do "direito de posse";
* liberdade e responsabilidade: para todas as ações tomadas com liberdade lhes são atribuídas responsabilidades. Prometeu agiu por si para a captura do fogo, logo caiu-lhe sobre os ombros a responsabilidade do que dessa ação adveio.
Amo história de mitologias gregas mais hoje em dia está ficando muito dificil de encontrar um texto que exemplifique a tal historia contada.Adorei este mito está muito bem explicado e parabens para a pessoa que fez este texto!!!
ResponderExcluirEu e minha amiga,adoramos o exto era oq ue realmente prescisavamos para o nosso trabalho!!
ResponderExcluirBy:Drica i Feeh !!*.*
enteressante esse texto;Gostei mt destas histórias}
ResponderExcluirÈ legal mit bom
ResponderExcluirnossa estou impressionada muito bonita !! valeu professor por ter mandado agente ler viu !! Professor Luciano santos !
ResponderExcluirpois é . este mito é praticamente como se diz na biblia em relação a criação do mundo,a mulher com sua curiosidade acaba trazendo ao mundo males, mas o homem poderia ser um pouquinho mais resistente não é? a culpa é dos dois! e no final o que resta é a esperança!!!
ResponderExcluirPrometeu não era um deus e sim um Titã ;)
ResponderExcluiré muito interessante a historia do mito de pandora fiquei encantada e me ajudou muito no meu trabalho sobre prometeu e pandora.
ResponderExcluirass;Giovanna Reis
quem escreveu o mito de pandora? e qual o signifcado do mito?
ResponderExcluirmuito legal essa historia porque além de informativo e interessante é muito legal
ResponderExcluirmuito legal professor aqui é o carlos se lembra de mim?
ResponderExcluirfiquei encantado com a historia, nice ;D
ResponderExcluira história é muito legal,mas que relações ela tem com os dias de hoje,o que há por tras desse mito?
ResponderExcluirEu açhei o texto otimo e valorizei o conhecimento!Explendido , merece palmas interessante
ResponderExcluirAdorei interessante demais!explendido palmas
ResponderExcluirBom, mano vc ta de parabéns pelo resumo eu gostei e minha prof tb deve gostar... Vlw
ResponderExcluirResumo do texto publicado:
ResponderExcluirPrometeu, deus grego deu aos homens o fogo e as técnicas para manipulá-lo. Zeus, o soberano deus grego ficou enfurecido com a doação de Prometeu, e ordenou a Hefesto que criasse uma mulher perfeita e apresentasse-a aos deuses. Atena, a deusa da sabedoria e da guerra vestiu-a com uma roupa branquissima e colocou-lhe a cabeça uma guirlanda de flores. Hefestou levou-a pessoalmente aos deuses, que ficaram admirado. Cada um deu um talento particular: Atena lhe deu as artes do sexo feminino (tais como tecer, cozinhas, etc.), Afrodite lhe deu o encanto que despertaria o desejo dos homens. As Cárites, deusas da beleza e persuasão colocaram-lhe no pescoço colares de ouro. Hermes, o mensageiro, lhe deu a capacidade de falar e seduzir os corações através de discursos insinuantes. Após todos os deuses darem-lhe talentos, ela recebeu o nome de Pandora, que quer dizer todos os talentos. Por fim, Zeus entregou a ela uma caixa, que deveria ser entregue a Prometeu. Ele e Pandora não quiseram a caixa, que foi entregue a seu irmão Epimeteu. Esse ficou encantado com a beleza de Pandora e casou-se com ela. Aquela caixa foi aberta, e dela sairam todos os males, que se espalharam pelo mundo. Epimeteu tentou fechar aquela caixa, porem só restou dentro dela a esperança.
Olá
ResponderExcluirBoa noite.
Parabéns pelo blog,
Aproveito para te pedir permissão para usar esse mito em minhas aulas.Posso?Grata.
Então... Se tudo o que saiu da caixa são os males que acometem o mundo, não seria mais correto dizer que a esperança não existe no mundo, uma vez que ainda está dentro da caixa?
ResponderExcluirCreio que é um mito para explicar o desespero mais do que a presença da esperança.
Acho que por mais que o mundo esteja cada vez mais difícil o fato de a esperança não ter escapado, significa pra mim que ela está guardada dentro de cada ser humano. Pois ela é a única coisa boa que tinha na caixa e ficou guardada!! E a caixa e as coisas que estamos falando que avia dentro, não são objetos, São dons, ou seja algo abstratos, e a caixa se referia a algo no sentido figurado. A caixa pode ser cada um de nós! Porque se parar para a analisar as pessoas pode perder tudo, menos a esperança, essa se perder, ele padece.
ResponderExcluir