UTILITARISMO. Sob a influência empirista, a teoria utilitarista pretende ser instrumento de renovação social, a partir de um método rigorosamente científico, e fundada por Jeremy Bentham (1748-1832) .
No proceder do filósofo, a teoria do direito natural foi substituída pela teoria da utilidade: o cidadão só deve obediência ao Estado quando esta contribuir para a felicidade geral.
O objetivo da moral, segundo esta corrente, é o controle do egoísmo, e a virtude é o que amplia os prazeres e diminui as dores, donde resulta uma 'aritmética moral': é preciso fazer um cálculo entre as duas ações para saber qual delas reúne maior número de prazer e menor quantidade de dores.
Trata-se então de uma moral eudemonista, mas que, ao contrário do egoísmo, insiste no fato de que devemos considerar o bem-estar de todos e não o de uma única pessoa.
No utilitarismo, as ações, boas ou más, são consideradas assim do ponto de vida de suas consequências, sendo o objetivo de uma boa ação promover em maior grau o bem geral.
No proceder do filósofo, a teoria do direito natural foi substituída pela teoria da utilidade: o cidadão só deve obediência ao Estado quando esta contribuir para a felicidade geral.
O objetivo da moral, segundo esta corrente, é o controle do egoísmo, e a virtude é o que amplia os prazeres e diminui as dores, donde resulta uma 'aritmética moral': é preciso fazer um cálculo entre as duas ações para saber qual delas reúne maior número de prazer e menor quantidade de dores.
Trata-se então de uma moral eudemonista, mas que, ao contrário do egoísmo, insiste no fato de que devemos considerar o bem-estar de todos e não o de uma única pessoa.
No utilitarismo, as ações, boas ou más, são consideradas assim do ponto de vida de suas consequências, sendo o objetivo de uma boa ação promover em maior grau o bem geral.
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Fontes: (JAPIASSU, Dicionário Básico de Filosofia, p.267; CHALITA, Vivendo a Filosofia, pp.339-340; http://http://pt.wikipedia.org/wiki/Utilitarismo; ARANHA, Filosofando, p.253)
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