quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

PRAGMATISMO

PRAGMATISMO. Concepção filosófica, mantida em diferentes versões, dentre outros, Charles Sanders Peirce (1839-1914) [1]. O método pragmático que ele desenvolveu aplica-se somente a um universo de discurso muito estreito e limitado. Depois de William James (1842-1910) ter estendido o escopo do método, Pierce escreveu uma exposição da origem do pragmatismo tal como ele primeiro o concebera. Conforme ele mesmo diz, o termo ‘pragmático’ foi-lhe sugerido pelo estudo de Kant, e não é uma concepção exclusivamente estadunidense.

O pragmatismo valoriza a prática mais do que a teoria e sonsidera que devemos dar mais importância às consequências e efeitos da ação do que a seus princípios e pressupostos. A teoria pragmática da verdade mantém que o critério da verdade deve ser encontrado nos efeitos e consequências de uma ideia, em sua eficácio, em seu sucesso. A validade de uma ideia está na contretização dos resultados que se propõe obter.

NOTAS: [1] Pierce se inspirou em Ralph Waldo Emerson (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pragmatismo)

______________
Fontes: (JAPIASSU, Dicionário Básico de Filosofia, p.218; CHALITA, Vivendo a Filosofia, pp.339-340; http://http://pt.wikipedia.org/wiki/Pragmatismo; ARANHA, Filosofando, p.151; FRANÇA, Noções de história da filosofia, pp.226-228)

Nenhum comentário:

Postar um comentário