sábado, 18 de setembro de 2010

HISTORIA DA RIQUEZA DO HOMEM - Leo Huberman


PREFÁCIO
Este livro tem um duplo objetivo. É uma tentativa de explicar a história pela teoria econômica, e a teoria econômica pela história. Essa inter-relação é importante - é necessária. O ensino da história se ressente quando pouca atenção se dispensa ao seu aspecto econômico, e a teoria econômica se torna monótona, quando divorciada de seu fundo histórico. A "Ciência triste" continuará triste, enquanto ensinada e estudada num vácuo histórico. A lei da renda de Ricardo é, em si, difícil e insípida. Mas situada em seu contexto histórico, vista como uma batalha na luta entre proprietárias de terras e industriais, na Inglaterra do início do século XIX, ela se tornará animada e significativa.
Este livro não pretende ser exaustivo. Não é uma história econômica nem uma história do pensamento econômico - mas um pouco de ambas. Tenta explicar, em termos de desenvolvimento das instituições econômicas, por que certas doutrinas surgiram em determinado momento, como se originaram na própria estrutura da vida social, e como se desenvolveram, modificaram e foram ultrapassadas, ao mudarem os padrões daquela estrutura.
Desejo expressar meu profundo agradecimento às seguintes pessoas: minha esposa, que me auxiliou de inúmeras formas, muitas para serem mencionadas; o Dr. Meyer Schapiro, por sua critica do original e sugestões incentivadoras; a Srta. Sybil May e o Sr. Michael Ross por suas opiniões firmes e crítica construtiva, que me evitaram muitos erros de julgamento e fatos. Devo um agradecimento especial à Srta. Jane Trabisky, uma vez que suas pesquisas cuidadosas e vasto conhecimento, no campo da História e Economia, foram de ajuda incalculável. Sem sua assistência, este livro não poderia ter sido escrito.

LEO HUBERMAN
Nova York, julho de 1936.

Quer saber mais? Siga o link:
História da Riqueza do Homem.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário