terça-feira, 7 de setembro de 2010

TEORIA DA ALMA (Platao)

              A noção que Platão tem de justiça é reforçada pela sua teoria da alma. Para ele, assim como na cidade há três classes distintas, também a alma humana possui três partes, cada uma encarregada de uma função específica:
1.Parte concupiscente ou apetitiva: concupiscência é sinônimo de "cobiça de bens materiais", desejo de "prazeres sensuais"[1]. Situada no baixo-ventre (entre o diafragma e o umbigo), é a parte da alma responsável pela busca da bebida, da comida, do sexo, dos prazeres, enfim, de tudo quanto é necessário à conservação do corpo e à reprodução da espécie. É irracional e mortal.
2.Parte colérica ou irascível: irascível é quem se irrita ou se enraivece com facilidade.
Localizada no peito, acima do diafragma, sua função é defender o corpo contra tudo o que possa ameaçar sua segurança. Também é irracional e mortal.
3.Parte racional: é a função superior da alma, o traço divino que há em nós. Situada na cabeça, é responsável pelo conhecimento. Apenas essa parte é imortal.
O homem virtuoso é aquele em que cada parte da alma realiza na medida justa (sem falta nem excesso) a função que lhe cabe, sob a regência da parte racional. Cabe, portanto, à parte racional dominar as outras duas. O domínio da razão sobre a concupiscência resulta na virtude da temperança (moderação); o domínio da razão sobre a cólera produz a virtude da coragem ou da prudência. A virtude própria da parte racional é o conhecimento. Por outro lado, o homem vicioso é aquele em que as partes da alma não conseguem realizar suas funções próprias, ou as realizam desmesuradamente, o que ocorre quando a parte racional perde o comando sobre as outras duas. Nesse caso, instaura-se a desordem, o conflito, a violência contra si e os demais.
Ora, o que vale para o homem individualmente vale também, de certo modo, para a cidade e as três classes sociais nela existentes. Na classe econômica, predomina a parte concupiscente da alma. Daí ela estar sempre voltada para a obtenção de riquezas e prazeres. Assim, se essa classe assumir o governo, a cidade será mergulhada em sérios problemas econômicos, aprodundando as desigualdades. Na classe dos guerreiros, predomina a parte colérica, razão pela qual apreciam os combates e a fama. Se governarem, a cidade viverá em constante estado de guerra, tanto interna quanto externamente, gerando insegurança e instabilidade. Finalmente, na classe dos magistrados, predomina a parte racional da alma, o que lhe favorece conhecer a ciência da política e, desse modo, governar as outras duas classes e em conformidade com a justiça.
Em suma, assim como o homem justo é aquele em que a razão governa a cólera e a concupiscência, assim também na cidade, para haver justiça, é preciso que os magistrados governem as demais classes, dedicando-se estas às funções que lhes são próprias.
Caberá à educação preparar os indivíduos de cada classe para o exercício da função e da virtude a ela correspondentes. Assim, a classe econômica deve ser educada para a frugalidade e a temperança; a classe militar, para a coragem, e a classe dos magistrados, para a prudência. O resultado dessa combinação será uma quarta e principal virtude: a justiça. Assim, a cidade justa é aquela em que cada classe cumpre harmoniosamente o papel que lhe cabe: o magistrado governa, o soldado defende e a classe econômica provê a subsistência dos cidadãos, tudo na mais perfeita harmonia. Desse modo, cada um exercendo a função correspondente às inclinações de sua alma, às características de sua natureza, todos concorrerão para a realização da justiça.
Eis, portanto, como Platão legitima e justifica a desigualdade entre as classes, apresentando-a como expressão da justiça e instrumento para a realização do bem comum.



[1] Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição eletrônica). Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2007.



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FONTE (SÃO PAULO, Caderno do professor: filosofia. EM, 3ªs., v.2, 2009, p.27).

21 comentários:

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    1. então faz melhor!!!!!!!!

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    2. É Facil Criticar né, difícil é fazer igual ou melhor.
      Está Ótimo e me ajudou bastante Obrigado!

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    3. tenho isso idêntico na minha apostila de filosofia O.o

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  2. Muito Bom!!!
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Abraços,
    Marise

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  3. Tirou argumento sem fundamento. não sei de onde.

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  4. Com o ser humano não adianta discutir, quando êle está determinado a ofender ao Criador. Ele não obedece nem a Deus. A alma é o proprio homem vivo. Genesis 2:7. Na arca de Noé foram salvas oito almas 1Pedro 3:20. É isso aí.

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  5. Alma: equivalente a pessoa humana viva. Genesis 2:7. Exemplo: na arca de noé foram salvas oito almas 1Pedro 3:20. A alma imortal é hipocrisia criada pelo homem.

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  6. filosofia terrena, que não consegue atingir a hierarqua e os objetivos de Deus.
    Deus tolera também os vasos da desonra.

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    1. você nem sabe de onde veio, aonde está e nem pra onde vai. Vai estudar primeiro antes de querer entender o que é Deus.

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  7. Não entendi! Onde eu acho o trailer do filme?

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  8. Platão acreditava que as pessoas poderiam subir de classe?

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  9. Eu preciso de ajuda , Tenho uma prova de filosofia e professo deo uma pergunta que vai cai , Compare as 3 partes do corpo com o conceito de alma em Platão e explique porque quem gorvena deve ser o filosofo , alguem me ajuda preciso urgente tenho que decora ate amanha 07:00 :(

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  10. Essa Teoria da alma pode ser encontrada em que obra/diálogo platonico?

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