sábado, 22 de outubro de 2011

PASCAL, Blaise

PASCAL, Blaise (1623-1662) Filósofo, matemático, físico e literato francês contemporâneo de Descartes.
Desde menino se interessou por matemática e publicou seu primeiro tratado sobre o tema com 16 anos de idade. Aos 18 anos começou a construção de um mecanismo capaz de realizar as quatro operações aritméticas, obtendo sucesso depois de dez anos de tentativas. Físico experimental, realizou a célebre experiência de Torricelli sobre a possibilidade do vácuo na natureza, contrariando, desse modo, teses sobre a continuidade da matéria defendidas por Descartes.
Como menino prodígio, aos 12 anos trabalhava por conta própria com base nos Elementos, de Euclides. Ele também inventou a seringa e a prensa hidráulica. A partir de 1651 começa a sofrer graves problemas de saúde que permanecerão até sua morte prematura. 
Sua principal obra filosófica foi publicada postumamente sob o título Pensamentos. Trata-se de fragmentos de
textos de diferentes tamanhos em torno e inúmeros temas (tais como a natureza do conhecimento, da moral,
da metafísica, da religião, entre inúmeros outros). , mas que se considera como parte do material que Pascal
utilizaria para elaborar uma “Apologia da religião cristã”.
Parte de seus trabalhos nesta época diziam respeito aos fundamentos do cálculo das probabilidades. Passou por uma experiência religiosa que levou-o a freqüentar o mosteiro jansenista em Port-Royal. Ajudou os jansenistas em sua disputa com os jesuítas, escrevendo anonimamente Cartas Provinciais (1656-7), que ajudaram a abalar significativamente o prestígio e autoridade dos jesuítas. Seus Pensamentos, publicados postumamente em 1670, estabeleceram seu influente princípio do intuitivismo, que ensinava que Deus poderia ser ‘experimentado’ através do coração, e não da razão.



______________________
FONTES: (http://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40351/3/2ed_filo_m1d1.pdf)

Nenhum comentário:

Postar um comentário