domingo, 8 de novembro de 2009

BAKUNIN, Mikhail

Mikhail Aleksandrovitch Bakunin (30/05/1814 Premukhimo - 01/07/1876 Berna) foi um teórico político russo, um dos principais expoentes do anarquismo em meados do século XIX. Quando jovem, em Moscou, estudou filosofia e começou a freqüentar os círculos de pensadores radicais. Viajou pela Europa até chegar a Paris (França), onde conheceu grandes pensadores políticos entre estes George Sand, Pierre-Joseph Proudhon e Karl Marx.

Mesmo não sendo bem visto pelas autoridades religiosas e governamentais, tornou-se figura de grande influência para a juventude progressista e revolucionária, não só na Rússia, mas por toda a Europa. Manteve-se envolvido com muita atividade no âmbito dos movimentos revolucionários europeus. De 1870 à 1876, escreveu grande parte de sua obra, textos como Estadismo e Anarquia e Deus e o Estado. No final de sua vida com muitos problemas de saúde, foi levado da Itália para um hospital em Berna, onde morreu em 1876.

Propõe um anarquismo diferente: uma espécie de comunismo não-marxista, repousando na total igualdade dos indivíduos, na propriedade comum da terra e no desaparecimento total do Estado, em proveito da organização espontânea da comunidade. Por essa ideia, é lembrado como uma das maiores figuras da história do anarquismo e um oponente do marxismo em seu caráter autoritário, especialmente das ideias de Marx de Ditadura do Proletariado.

______________
Fontes: (JAPIASSU, Dicionário Básico de Filosofia, p.25; ARANHA, Filosofando, pp.261.269-270; SÃO PAULO-SEE, Caderno do professor: filosofia, EM, 1ª S., V.3, pp.29-32; http://pt.wikipedia.org/wiki/Bakunin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário