domingo, 8 de novembro de 2009

PROUDHON, Pierre-Joseph

Pierre-Joseph Proudhon (15/01/1809 Besançon — 19/01/1865 Paris) foi um dos primeiros a propor uam ciência da sociedade. Tornou-se conhecido a partir de seu livro "O que é a propriedade? (1840), afirma que a propriedade é o roubo, e em "As confissões de um revolucionário", defende que a anarquia é a ordem. Por ter-se mencionando contrário à propriedade (a propriedade é um roubo) foi levado à justiça, mas foi absolvido.

Após tentar criar um banco para empréstimos sem juros, Proudhon lançou as bases de um sistema mutualista cujos princípios são ainda hoje aplicados nos serviços de seguro.

Em Paris, Proudhon conheceu Karl Marx e outros revolucionários, como Mikhail Bakunin.

Em 1846 escreveu Système des contradictions économiques, ou philosophie de la misère (Sistemas de contradições econômicas ou filosofia da miséria), onde criticou o autoritarismo comunista e defendeu um estado descentralizado. Marx, que admirava Proudhon, leu a obra, não gostou, e respondeu a Proudhon em 1847 com Misère de la philosophie (Miséria da filosofia), decretando o rompimento de relações entre ambos.

As idéias de Proudhon se espalharam por toda a Europa, influenciando organizações de trabalhadores e os mais fortes movimentos sindicais que se manifestaram na Rússia, Itália, Espanha e na França.

Proudhon sempre foi um confesso cristão. Se dizia seguidor de cristo e do cristianismo, porém, um anarquista cristão.

______________
Fontes: (JAPIASSU, Dicionário Básico de Filosofia, pp.223-224; SÃO PAULO-SEE, Caderno do professor: filosofia, EM, 1ª S., V.3, pp.28-29; http://pt.wikipedia.org/wiki/Proudhon)

Nenhum comentário:

Postar um comentário