domingo, 8 de novembro de 2009

HOBBES, Thomas

Thomas Hobbes (05/04/1588 Westport – 04/12/1679 Hardwick Hall) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês. De família humilde, somente conseguiu concluir seus estudos graças a intervenção de um parente. Aproveitando-se das oportunidades e de seu gênio intelectivo, foi professor de inúmeros filhos de nobres, inclusive do Príncipe de Gales, que mais tarde viria a ser o Rei da Inglaterra, Carlos II.

Escreveu muitos livros falando sobre filosofia política e outros assuntos, oferecendo uma descrição da natureza humana como cooperação em interesse próprio. Ele foi contemporâneo de Descartes e escreveu uma das respostas para a obra Meditações sobre filosofia primeira, deste último. Sua obra mais famosa é Leviatã (1651) e Do cidadão (1651).

Em sua definição de filosofia, diz que é a ciência dos corpos. O primeiro corpo da filosofia é o corpo natural (filosofia da natureza); o segundo, o corpo artificial (filosofia política). Tudo o que ão é corpóreo é excluído da filosofia como não filosofia.

Sobre os homens, defendia a ideia eles só poderiam viver em paz se concordassem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. Para Hobbes, a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um mesmo corpo, encabeçado pelo monarca, que teria o direito de interpretar as Escrituras, decidir questões religiosas e presidir o culto.

______________
Fontes: (JAPIASSU, Dicionário Básico de Filosofia, pp.129-130; CHALITA, Vivendo a Filosofia, pp.207-215; COTRIM, Fundamentos da Filosofia, pp.162-163;SÃO PAULO-SEE, Caderno do professor: filosofia, EM, 1ª S., V.3, pp.13-16; http://pt.wikipedia.org/wiki/Hobbes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário