PERGUNTAS
1 qual a origem do racismo?
2 o que é racismo?
3 o que é preconceito
4 qual a diferença entre racismo e preconceito?
5 porque o racismo é considerado um mal universal?
6 o Brasil é um país racista?
7 qual a diferença entre o racismo existente no EUA?
8 alguém interessa ao termo ''raça''? ( falar sobre o termo raça)
9 só existe racismo porque existe raça ou existe raça porque existe racismo?
10 explique a diferença entre preconceito e discriminação?
__________________________________
RESPOSTAS
1- Desde que "o homem é gente" . As primeiras organiações sociais capitalistas usavam outras pessoas ( que consideravam inferiores) para ter vantagens, mas bem antes disso já existia.
2- Racismo= hostilidade face a um grupo social ou etnia, teoria de superioridade de raça.
3- Preconceito= conceito que se tem antes de conhecer algo ou alguem.
4- O preconceito é o conceito que se tem antes de conhcer algo ou alguem, já o racismo e limitar suas relações a um certo grupo ou a excluir outro por caracteristicas em comum, geralmente raça ou cor.
5- Porque ele é a causa de muitos problemas na sociedade em um todo, como na 2º guerra mundial, desigualdade social e outros que conhecemos.
6- isso é relativo: Na lei diz que devemos ser tratados iguais independente de tudo, mas algumas universidades federais usam a cotas de negros e indios ( dão as vagas pela cor)
7- no Brasil , o racismo é mascarado e lá nos EUA, declarado; embora em ambos não deixa de ser também um racismo [nossa resposta].
8- raça: conjunto de indivíduos que conservam, entre si, por hereditariedade, caracteres psicofísicos semelhantes; a raça dos homens é humana, o resto é bobagem!
9- a raça não deve ser usada para qualificar e separar seres humanos. Se ocorrer, automaticamente é racismo.
10- discrimnação: marginalização devido à diferença, de raça, por exemplo. Diferenças: O preconceito é apenas um conceito, a discriminção é atacar de forma direta ou indireta alguem devido a suas diferenças. ( sexo, cor , religião etc)
_______________
fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=ApC7HMO7rdxt0buxgqbXsVjx6gt.;_ylv=3?qid=20080902074424AAitem3
infelismenti a igreja católica comtribuiu muito para o racismo no brasil pois segundo ela os africanos vindos da africa como escravos eram criaturas do demonío ou diabo por serem de pele escura poriso ela a igreja católica era a favor da escravidão dos negros. Enquanto que os ditos (BRANCOS)eram considerados criação de deus isso aconteseu por muito tempo .Tanto que resentimenti o papa pediu desculpas em nome da igreja catolica por calsa da conivencia da escravidão contra os africanos que aconteseu não só no brasil.isso infelismenti contribuiu muito pro racismo contra afrodescendentes . E raça realmenti só tem uma a raça humana .E a colocação branco x negro tambem não exitia foi inventada por racistas .A diferença do racismo americano é que lá os negros lutaram unidos! hiphopltda@hotmail.com
ResponderExcluirCaro 'Basiko',
ResponderExcluirporque o senhor condensa vários conhecimentos em seu pequeno texto, acaba por misturar fatos históricos e 'crenças' suscitadas ao longo da história. Contudo, vamos aos pontos levantados:
1º sobre a escravatura: mesmo antes dos portugueses aportarem no Brasil, a escravidão já praticada nessas terras entre os índios. Desse modo, escravidão não ocorreu sobre os negros. Basta recorrer à História e haverá o alargarmento de seu conhecimento sobre o assunto;
2° a relação negro x Igreja: como também a Igreja era (e continua sendo) formada por homens, cheios de falhas e de crenças, no período de escravidão, fez esforços pontuais, isolados para minimizar as condições desumanas às quais os negros eram submetidos. Novamente, recorrendo à História, há várias citações de religiosos que, com o intuito de resguardar os negros dos desmandos dos senhores feudais, traziam-nos para a religião e 'tornando-os' cristãos;
3ºsobre [só]os brancos serem filhos de Deus: para dar um exemplo sobre a punição (maus-tratos) da Igreja sobre os brancos, basta lembrar-lhe a funesta fase da Inquisição, onde brancos, amarelos, negros, judeus, católicos e toda gama de pessoas passaram pelo crivo eclesiástico;
4º influência da Igreja ao racismo: se, de fato, a Igreja errou ao não trabalhar duramente para resguardar o negro da escravidão no Brasil, e no mundo, e a sociedade a seguiu neste erro, então, de igual modo, a sociedade deveria seguir a Igreja, ao se reconhecer culpada em não tratar dignamente o outro. Está aí um bom exemplo a ser seguido.
Muito obrigado pela sua contribuição!
Até mais.
Prof.Fred
Perfeito, simplesmente amei, palmas pra vc!
ExcluirPerfeito
ExcluirOps... Caro 'Basiko',
ResponderExcluironde se lê 'alargarmento', leia-se 'alargamento'.
Prof.Fred
Ajudou-me em demasia o seu texto informativo em relação ao Racismo sua alusão Histórica FOI um ótimo argumento. Parabéns !
ResponderExcluirBy: Estéfanneh Larisse Rocha
Aluna do primeiro ano do ensino médio da Rede Salesiana de Escola